quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Crianças indígenas podem trabalhar?

Estava vendo desenho animado com a minha filha e tomando chimarrão, como faço todos os domingos pela manhã, ainda mais nos chuvosos, quando a campainha toca.

Ao abrir a porta, dou de cara com dois indiozinhos lindos, uma menina e um menino, deviam ter 6 ou 7 anos. Não mãos, artesanatos para vender. E me perguntaram: "tem alguma coisa pra dar?"

Parei para pensar de novo, porque muitas vezes já fiz isso e milhões de coisas vêm a minha cabeça, é trabalho infantil, não é? Onde estarão os pais dessas crianças, que as deixam sair abaixo d'água (sim, porque está chovendo demais) para vender artesanatos e pedir nas portas das casas?

Fiquei comovida com aqueles dois pequenos encharcados TRABALHANDO em pleno domingo e na hora do almoço. Tentei convencê-los a ficarem para comer algo, mas me informaram que precisavam ir.

Onde estão os governantes que não veem isso? Não é só na minha cidade e não foi só comigo que aconteceu, é corriqueiro, todo mundo já deve ter visto crianças indígenas vendendo artesanato ou pedido coisas, né?

Certa vez eu estava na rodoviária de Passo Fundo e um indiozinho veio me pedir dinheiro porque estava com fome. Eu disse: "não vou te dar dinheiro, mas algo para comer". E comprei um pastel e refrigerante para o guri. Em que pese a minha inistência, ele não quis comer na lancheria e saiu caminhando. Acompanhei com o olhar aquela criança, e, pasmem: entregou a refeição que eu acabara de dar a uma índia adulta que estava sentada em um canto da rodoviária, com o corpo reforçado, me fazendo presumir que estava bem alimentada. Depois lá estava o indiozinho, novamente a pedir dinheiro. Fiquei chocada e ao mesmo tempo muito irritada. Não suporto exploração infantil, seja de quem for, seja da cultura que for.

E meus pensamentos vão longe. Por que ninguém faz nada a respeito disso? Por que permitem que crianças trabalhem e se transformem em pedintes nas ruas das cidades? Onde está a FUNAI? Pelas informações que tenho, os índios recebem assistência dessa entidade para sua manutenção e sobrevivência, sendo assim, há necessidade de "explorar' crianças?

Outro dia os índios fizeram uma grande manifestação em todo o estado do Rio Grande do Sul, reivindicando melhores condições e uma maior porção de terras para trabalhar. Considero digno, considero justo e toda manifestação é livre. E, até onde sei, os indígenas recebem auxílio do governo e terras para trabalhar porque tudo lhes foi "usurpado" por ocasião da colonização. Mas quem estava à frente das manifestações fazendo barreiras nas estradas? As crianças. Ninguém me contou, eu vi.

E outra, eu nunca vi - a não ser na Bahia - índios preservando a sua cultura. Sério. O que vejo habitualmente são CRIANÇAS indígenas vendendo artesanato e pedindo dinheiro nas cidades, índios vendendo terras, indispondo-se com outras culturas, comprando automóveis e tecnologia de alto valor etc. Há algo errado, não?

Qual a necessidade de explorar crianças? Para comover as pessoas? Eu me comovi com as crianças em condições, na minha opinião, desumanas, mas fico extramamente irritada com os adultos que as submetem a tais condições.

Criança deve ser tratada como criança em qualquer lugar e em qualquer cultura, sempre.

2 comentários:

  1. Concordo contigo na questão da exploração infantil e me imaginei na mesma situação, irritado, observando o pastel ser entregue à adulta.

    Mas tem outro aspecto que poderíamos aprofundar nos questionamentos que trazes: o que é ser índio hoje? Vi em algumas reportagens sobre índios do Xingú que eles realmente querem ter conforto, carros, antenas parabólicas, celulares e computadores. E acho que é um direito que eles têm mesmo. A questão toda são os meios para atingirem a estes fins, né...

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Marcelito, acho que os índios têm todo o direito de ter conforto, mas há uma certa contradição: há uma exigência de ter tudo ao mesmo tempo, ou seja, conforto, terras, ajuda governamental e tratamento legal especial, quando é inegável que eles já não vivem integralmente dentro da cultura sua cultura. De repente é de se pensar se não é chegada a hora de proporcionar aos índios direitos iguais aos de todos os brasileiros...

    ResponderExcluir