segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Amizade e respeito

Hoje parei para pensar: qual o limite das palavras em um relacionamento? Até que ponto filtrar o que é dito é compatível com a sinceridade?

Vou falar especificamente da amizade, porque se eu for me estender a outros tipos de relacionamento, esse post vai ficar enorme e entediante.


A amizade, para mim, é extremamente importante. Sendo bem clichê: amigos são a família que a gente escolhe. 


É, gente, tenho para dizer que construir e cultivar uma amizade não é fácil. Deve haver respeito, solidariedade, lealdade, sinceridade, cumplicidade e mais uma infinidade de coisas que fazem uma amizade se tornar sólida, duradoura, real. Sim, real, porque em tempos de Facebook e Twitter, há muitas amizades virtuais, no sentido literal do termo.


Pergunto: quando o respeito em uma amizade deixou de ser importante? É permitido a um amigo ultrapassar os limites da sinceridade fazendo-a se transformar em desrespeito? Eu digo a vocês: nunca. Nunca o respeito deixou de ser importante e essencial entre amigos. Trata-se de uma qualidade importante em qualquer relacionamento e é uma das bases para a boa convivência em sociedade. Não dá para sair dizendo o que pensa e o que tem vontade, ofendendo e magoando as pessoas. Ninguém é uma ilha, tampouco consegue viver sozinho. Pensem se todo mundo resolve ser estúpido a ponto de desperdiçar a convivência com pessoas que o amam porque não foi o esperto o bastante na hora de falar e tem o cérebro muito perto da boca? Pronto! Estaremos condenados à solidão eterna dentro do nosso mar de egoísmo e suposta "felicidade".


Sou meio radical nos meus relacionamentos: 8 ou 80. Ou eu gosto muito de ti ou eu não gosto. Comigo não tem essa de gostar um pouquinho, gostar mais ou menos. Porém, se tu fores 8 ou 80, vou te respeitar da mesma maneira. E mais: tu vais saber se eu não gostar de ti, mas jamais vou te desrespeitar.


Esse é o ponto: tu tens que respeitar as pessoas, especialmente se forem tuas amigas! É possível ser sincero sem magoar ou ofender. Não dá para sair falando o que tem vontade, sem respaldo (ou com respaldo, mas pelo menos que isso fique claro), e depois fingir que está tudo bem. Não, não está tudo bem. Eu quero e exijo respeito dos meus amigos. Acho que é o mínimo que posso desejar em um relacionamento que demanda tantos predicados como a amizade, né? Se tem dúvida, esclarece; se está chateado, seja sincero; se tem um conselho, não deixe de compartilhar; mas jamais, jamais desrespeite um amigo, principalmente sem explicação alguma, e deixe de pedir desculpas se essa pessoa for importante para ti. Se não for, paciência. Esquece tudo e segue em frente, mas fique sabendo que talvez tu tenhas perdido uma pessoa muito bacana nessa longa estrada da vida.

Ótima lição da Britta para o se amigo Abed em Community (S01E21):
- Abed, sabe o que eu costumo fazer? Antes de falar eu me pergunto: "O que estou prestes a dizer e como isso afetará quem está ouvindo?"



Nenhum comentário:

Postar um comentário