terça-feira, 22 de novembro de 2011

Porto Alegre é Demais

Certa vez vi em um filme, se não me engano em "O Diabo Veste Prada": "Existe a Cidade onde você nasceu e a Cidade Natal. Cidade Natal é a que você adota". É uma grande verdade.

Passar alguns dias em Porto Alegre é simplesmente mágico. Sério. Há poucas cidades tão acolhedoras, encantadoras e tem um toque de nostalgia impressionante.

Vivi um ano na Capital dos Gaúchos e nunca mais esqueci das delícias que lá experimentei. Morar na Cidade Baixa é "cool", como me disse uma vizinha certa vez. Caminhar pela Lima e Silva observando as cores, cheiros e sabores é inesquecível.

Porto Alegre é a cidade onde tu podes ser quem tu és, onde tu podes ser quem tu quiseres. Ninguém se importa se tu estás de pijama ou de chapéu mexicano; de pés descalços ou com o mais belo sapato de uma loja sensacional do Barra Shopping; se tu tomas café ou um chopp bem gelado no meio da tarde...

Lembro que eu fui morar em Porto Alegre depois de me formar, para fazer uma especialização. E, de fato, eu só tinha vontade de estudar. É uma cidade que respira conhecimento e cultura, onde ambos são irresistíveis. Andava de livraria em livraria, de biblioteca em biblioteca, sempre maravilhada com tudo e buscando mais.

Adorava ir às aulas a pé, porque eu atravessava a Borges até chegar na Rua da Praia. Ah! a Rua da Praia, de um charme encantador, onde tu podes encontrar tudo o que imaginar. E, lá adiante, sempre dava uma chegada na Casa de Cultura Mário Quintana para passar as tardes lendo ou estudando, ou simplesmente para tomar um bom café.

Foi no Parque da Redenção que comecei a correr e nunca mais parei. Lá também aprendi a sentar na grama para contemplar a natureza, caminhar descalça e aproveitar um chimarrão recém cevado olhando as nuvens lá no céu...

Fiz muitos amigos leais em Porto Alegre, presentes na minha vida sempre. É inexplicável a sensação de encontrar um por um cada vez que posso dar uma fugidinha até lá. E, sim, sempre que dou uma fugidinha, é para Porto Alegre que vou.

Porto Alegre é a minha Cidade Natal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário