quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Vai Pedir Pra Sair?


Tudo começou com uma denúncia pela revista Veja. Pagamento de propina por parte das ONGs, desvio de dinheiro público... já ouvimos isso em algum momento, não?

Já. E tem sido habitual nesse primeiro ano de governo Dilma. Até agora já caíram 5 ministros. É um número preocupante, pois a média é de 1 a cada 2 meses. Em setembro, Lula falou que os ministros só caem porque não têm “casco duro”.


Pois bem, agora está na corda bamba o Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi. A acusação: os trabalhistas do ministério andaram cobrando propina das ONGs. É, o período é negro.


Na primeira entrevista coletiva, o Senhor Ministro declarou que só sairia do ministério “abatido à bala”. Realmente, se só sai “abatido à bala”, tem que ter o casco duro, como falou o Lula.


Pois é, só que a declaração de Lupi não agradou a presidente, razão pela qual hoje ele se desculpou pelas palavras mal proferidas (lembremos que Nelson Jobim foi demitido por razões semelhantes: declarações que não agradaram ao governo), afirmando: “Eu te amo, Dilma”. Esta, por sua vez, diz que aquela afirmação ficou no passado.


A corrupção no governo federal se tornou uma constante. É impressionante que, com uma freqüência assustadora, novos casos de dinheiro público embolsado e propinas venham a tona e o pior: pouco ou nada de punição.


Nenhum dos ministros foi “convidado a se retirar” pela presidente nos casos de corrupção. Em todos os casos criou-se uma situação insuportável que os próprios pediram para sair. E sabe quem é o responsável pela saída dos corruptos do poder? Nós, enquanto opinião pública e detentores do poder de voto, porque o governo não demite ninguém, a menos que não tenham votado nele.


E mais: os ministérios são nossos, do povo, e não do PMDB, PC do B, PDT ou demais partidos políticos. Portanto, devem ser pensados para nós, e não para os partidos que, muitas vezes, utilizam o poder que foi dado pelo povo para interesses próprios.


Sabe o que mais indigna? O fato de que o Palácio do Planalto já havia advertido o Ministério do Trabalho e Emprego acerca do número exagerado de convênios. Nada mudou. E lá está Carlos Lupi, lépido e fagueiro, dando desculpas esfarrapadas e ajoelhando-se aos pés de Dilma. O PDT ameaça “mudar de lado” se o seu ministro cair.

E quanto a nós? Pagamos a conta. 
E aí, Lupi, vai pedir pra sair?

Nenhum comentário:

Postar um comentário