sábado, 26 de novembro de 2011

Dia de Ação de Graças


Eu adoro sábado. É o dia em que coloco minhas leituras, filmes e seriados em dia, além de aproveitar para dedicar mais tempo à Malu, em que pese eu tenha aula aos finais de semana até março.

Mas esse sábado é especial, sabe? Cá estou eu com um chimarrão recém cevado, a Malu ao meu lado encantada com o seu novo livro “Alice no País das Maravilhas”, recheado de pop ups divertidas, além de ser sonoro (queria um desses para mim, hehehe), e contente, muito contente.

Foram duas semanas complicadas no trabalho, esperando decisões que mudariam a vida de pessoas próximas. A tensão era absurda, parecia que o tempo não passava e ao mesmo tempo as coisas aconteciam tão rapidamente... morei em Porto Alegre durante esses dias (agradecimentos especiais às queridas Joice e Lucia, que me acolheram no seu alegre lar), tentando resolver tudo da melhor maneira possível.

Passei por extremos esses dias. Cada dia era uma nova ideia, uma nova petição, uma nova audiência, incontáveis idas e voltas ao Tribunal de Justiça e Foro Central... noites e noites sem dormir, incansáveis leituras de doutrina e jurisprudência...  fiz tudo, absolutamente tudo o que estava ao meu alcance.

Em alguns momentos questionei os desígnios de Deus e me perguntei se era mesmo necessário passar por toda aquela provação. Algumas vezes quase perdi a fé, mas isso é muito maluco porque, embora parecesse que minha crença estava por um fio, nunca pensei em desistir, tampouco me conformei quando o desembargador, no alto de sua cadeira que quase alcança o céu, tamanha a prepotência, tentou tirar todas as minhas esperanças, insinuando que eu me conformasse, que isso era assim mesmo e não havia o que fazer. Saí daquela sala engolindo toda a minha revolta com parte dos membros do Poder Judiciário, que são pagos por nós para fazerem justiça, mas passam as tardes gargalhando pelos gabinetes e tomando cafezinho.

Certa manhã, num dia de correria, acordei em Lajeado e fui à igreja. Era dia de Ação de Graças. A igreja estava cheia de crianças vestidas como anjos, que saltitavam em um ensaio para uma apresentação à noite. Quando acabei as orações fiquei lá sentada, admirando aquelas crianças encantadoras. O Padre veio ao meu encontro, cumprimentou-me e com a mão no meu ombro, perguntou:

- E essa menina?

Respondi, quase sem voz:

- Preciso de orações para renovar minha fé, Padre...

Ele disse:

- Hoje é dia de Ação de Graças, dia de pedir ao Senhor o que desejamos, e ele nos atenderá.

Depois me abraçou e continuou:

- Eu vou orar contigo hoje, menina. Tudo vai dar certo. Fique tranqüila. Deus te abençoe.

Saí da igreja já conseguindo falar e respirar.

À tarde, quando voltava para casa, resolvi conferir os processos que andavam me tirando o sono, mas não estava esperando nada de extraordinário, já que conheço a justiça e sei que, embora a gente tenha o direito, algumas questões são morosas, e qual foi a minha surpresa quando vi a concessão do pedido que eu havia feito em letras garrafais na tela do computador. Eu não sabia se chorava ou se ria. Imediatamente tratei de avisar a quem interessava. Não tem preço ouvir agradecimentos emocionados e saber que o teu trabalho duro efetivamente dá bons frutos.

Eu ajudei duas famílias, mas, se não fosse uma juíza séria e competente, que tem coragem e enfrenta órgãos superiores para fazer a justiça prevalecer, eu não teria conseguido nada, não nesse momento.

Tenho certeza também que não teria conseguido se não tivesse renovado minha fé no dia de Ação de Graças. Obrigada ao Padre da Igreja Matriz de Lajeado, que me encorajou e ensinou a nunca duvidar dos desígnios de Deus.

Foto de Francis Engers

2 comentários:

  1. Aline, sua história me fez lembrar minha infância e as fábulas que minha mãe contava para que meus irmãos e eu dormíssemos. Todas marcadas por uma moral religiosa e de uma delas lembro até hoje. "Um homem deixa sua cidade e vai visitar um amigo na cidade vizinha. No meio do caminho, ele tem um contratempo e, como ia a pé, chega a cidade apenas na madrugada. Sabendo que o seu amigo morava muito distante dali, resoveu dormir por ali mesmo. Decidiu-se por um lugar calmo, e não teve dúvida, foi até a igreja local. Quando chegou notou as portas fechadas e decidiu ficar por ali mesmo, no chão. Pouco tempo depois, começou a ouvir vozes e ruídos, e como não viu ninguém, deduziu que eram os fantasmas dos moradores mortos procurando refúgio e conforto para suas almas. O homem se levantou e partiu em direção ao cemitério da cidade e percebeu que lá encontraria sossego já que seus moradores insistiam em atrapalhar o sono de quem estava na Igreja." É fundamental que renovemos nossas crenças diariamente, seja ela da natureza que for, só assim suportaremos os contratempos que o dia a dia nos impõe. Sempre que parecemos confiantes nas nossas crenças aparece um amigo da onça para zumbizar nos nossos ouvidos. Sábio mesmo é aquele que encontra sua força na acomodação alheia, assim como o profeta encontrou segurança na cova dos leões. Seja o leão uma alma penada ou um desembargador. Abraços. Valdir Vidal Negreiros

    ResponderExcluir
  2. Acho complicado sobreviver nesse mundo cheio de altos e baixos sem fé, independentemente da crença. E a moral da história sempre nos ensina algo. Obrigada pela tua presença por aqui, querido amigo. Beijo!

    ResponderExcluir