sábado, 5 de novembro de 2011

Quem gosta de ler não padece de tédio


Kansas City Public Library
A leitura traz conhecimento, nos faz viajar, ensina, emociona e mais uma infinidade de coisas bacanas que só quem lê sabe bem. E a mais pura verdade dentre tantos benefícios: quem gosta de ler não fica entediado.

Hoje, após o término antes do horário previsto de mais uma aula interessantíssima sobre Direito Notarial (sim, eu ando fazendo atualizações aos finais de semana), me peguei pensando:


- O que vou fazer?


Claro que esse pensamento só durou uns 10 segundos, já que, como a própria versão da ansiedade que sou, descobriria na hora:


- Vou àquela livraria que tem uma cafeteria maravilhosa!


Não poderia ter sido escolha melhor: cheiro de livro e café! Quer melhor que isso para um final de tarde de sábado solitário em uma selva de pedra?


Bom, o plano era comprar um livro para a minha pequena Maria Luiza, de 5 anos, que adora piratas e está aprendendo a ler. Que dificuldade! Fiquei perdida em meio a tantas opções coloridas e divertidas. Confesso que até a seção infantil me seduz. E muito!


Certo. Missão cumprida. Lá estava eu com um livro de piratas que ensina a contar e um livro de princesas que ensina a ler. Porém, antes de chagar ao caixa para pagar logo e desfrutar de um delicioso café cheiroso e quentinho, pensei:


- E para mim... nada???


O sentimento foi de uma criança desapontada a espera de um presente que não chegou.


- Ah! mas um livro só não vai doer!


Então fui correndo à prateleira e agarrei com as duas mãos a leitura por mim mais desejada no momento: “Guia Politicamante Incorreto da América Latina”, de Leandro Narloch e Duda Teixeira (prometo informá-los por aqui sobre o teor deste livro, mas somente depois que ler “Veias Abertas da América Latina”, de Eduardo Galeano, para que eu possa ter uma visão ampla). E lá veio a vendedora sorridente me abordar:


- Só isso?


- Só... deixa eu dar uma olhadinha nas novidades...


Imaginem se não! E ela, ainda sorrindo, questionou:


- Tu gostas de romance? Romance com suspense?


Quase que eu disse:


- Olha, se tu me trouxeres aqui uma bula de remédio, eu leio!


Mas me contive da brincadeirinha fora de hora e respondi:


- Claro! O que tu tens nesse sentido?


E não é que a guria puxa da prateleira um livro lindo, com um laço azul, mais ou menos como um diário de adolescente, sabe? (eu tive!) Um charme!



O tal livro bonito é “A Vidente”, de Hanna Howell. Parece que encontrei um remédio poderoso para evitar o tédio nesse final de semana solitário. Depois que acabar mais essa aventura literária, passarei minhas impressões a vocês. Já desfiz o laço...

9 comentários:

  1. Muito tri ficar lendo e ir desvelando na imaginação as cenas que narraste. Gosto muito de narrativas baseadas em realidade. Por mais triviais que sejam os momentos, são pérolas de vida. Estas vivências particulares servem de inspiração para o leitor. Tô curtindo teu blog, Aline. Acho que tiveste um fim de semana muito bom, extraindo o melhor possível desta solidão que falaste.

    ResponderExcluir
  2. Marcelo! Grande presença!
    Obrigada pelo apoio e incentivo, meu amigo! Saiba que sem a tua força essas palavras não estariam aqui.

    ResponderExcluir
  3. Domingo, enquanto assistia um documentário sobre universos paralelos, não pude evitar um pensamento tolo: Num universo paralelo, quando se compra um livro, automáticamente, ganha-se de brinde o tempo necessário para le-lo. Com dias tão corridos e atribulados fica quase impossível se dedicar ao livros como nos tempos de colégio. Prometi que leria Moby Dick até o fim do ano, mas... Entendo tua guria, quando era criança também adorava piratas e a história de Peter Pan, o abençoado que não envelhece, e o Capitão Gancho, a perfeita analogia a passagem inespugnável do tempo. Valdir Vidal Negreiros

    ResponderExcluir
  4. Valdir, querido! Que delícia tu por aqui! Palavras inspiradoras, como sempre. Eu também nunca li Moby Dick e está na minha lista! Dá uma olhada nesse post: http://www.theparisreview.org/blog/2011/11/04/unread-books-changing-character-names/

    ResponderExcluir
  5. Ora, ora, ora, se não é uma relíquia em palavras que encontrei por aqui!!! Amiguinha, tudo a ver o teu blog, as tuas impressões, os teus sentimentos, a tua escrita! Eu não sabia da existência dele e fiquei muito feliz! Só assim pra ficar mais perto de ti. Saudades imensas!!! Beijo grande!

    ResponderExcluir
  6. Ô, minha amiga, obrigada! Na verdade esse blog só tem uma semaninha de vida, hehehe. Saudades tb. Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Amiga não imagina a alegria que senti ao ver esse blog! deveria divulgar mais para incentivar outras pessoas a ter esse hábito maravilhoso da leitura! Grande beijo amiga!Joice

    ResponderExcluir
  8. Joice querida! Obrigada pelo apoio e incentivo. Beijão pra ti!

    ResponderExcluir